Enquanto Gabriel meditava, naquele breve instante, percebemos a presença de um nobre senhor de longas barbas grisalhas que lhe disse :
_ Meu menino, descansa tua poderosa mente ! Apenas repete essas palavras que já proferi aos homens no passado.
Era Bezerra de Menezes, um dos maiores colaboradores para o enraizamento do Espiritismo no Brasil.Aquele que havia preparado o solo para o plantio que Gabriel agora estava realizando.Apos este breve momento de silêncio a,que para mim pareceu uma eternidade, Gabriel respondeu, aliando energia e brandura à sua palavra, que demonstrava-se Divina até mesmo na língua inglesa:
– Meu irmão, enquanto tu mostras a tua extensa lista, eu me reservo o direito de te perguntar : Quantas pessoas no mundo o materialismo reergueu moralmente ? Quantos malfeitores foram regenerados à dignidade humana ? A quantos infelizes foram resgatados das fronteira da loucura pelo materialismo ? Quantas vitimas de tentações escabrosas encontraram a paz no coração, através da moral materialista ? Quantas mulheres infortunadas e prostituídas reencontraram o Verdadeiro Caminho por meio do materialismo ? A quantas pessoas o materialismo devolveu o ânimo de viver após a morte de um ente querido ? Quantas destas pessoas receberam o calor da esperança e suas teses frias e calculistas ? Quantas viúvas e órfãos amparados pela sempre indiferente crença materialista ? Quantos irmãos receberam os sábios e renovadores conceitos de bem-viver do Mestre Jesus, através do materialismo, como por exemplo, o perdão e a paciência ? De quantas criaturas condenas injustamente , o materialismo conseguiu remover o ódio e o desejo de vingança ,substituindo pelo bálsamo da tolerância ? Diga-me , também , meu irmão, quantos enfermos ou paralíticos foram tranqüilizados com princípios de justiça, para que aceitem pacificamente o rio de lágrimas que o mundo lhes reservou ? E quantos pais receberam amparo do materialismo para compreender a ingratidão dos filhos, e vice-versa ? Quantos tristes, meu irmão, o materialismo imunizou contra o suicídio ? E quantas lágrimas estas tuas teses enxugaram dos olhos daquele que passam longas noites com o coração apertado por uma dor moral que dilacera as últimas fibras da alma ? E, por fim, quantos caídos , de todas as procedências receberam apoio do materialismo para que se levantem ?
O anjo, que não cansava de admirar e amar, enxugou as lágrimas dos olhos e concluiu, inspirado por Adolfo Bezerra de Menezes, o médico dos pobres e santo dos Espíritas :
– Ah ! Meu amigo, meu amigo ! … Se vocês fizeram , ou fizerem tudo isso, metade das vezes que o Espiritismo já fez, oferecendo socorro moral aos nossos irmãos para a libertação do sofrimento eu aceito analisa toda esta lista, inclusive, abandoando meus conceitos e comprovando as vossas teses !
Trecho extraído do livro : A história de um Anjo Roger Bottini Paranhos
Fonte Primária : Natan