Significado do Lírio
Um dos significados, atribuídos à palavra Lírio é Amor Eterno. Quem o batizou assim foram os povos chineses, que o cultivam há mais de 3000 (três mil) anos. Na China, o Lírio, significa fartura e é a flor associada à chegada ao Verão chinês. Em muitas outras partes do mundo, os lírios são considerados os reis das flores.
Os lírios são flores muito mencionadas em livros sagrados, como é o caso da Bíblia. Pureza, castidade e inocência estão entre os principais símbolos remetidos a essas flores.
Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucena. A espécie Lilium candidum é comumente usada na Igreja católica como símbolo da Virgem Maria.
Mitologia
Na mitologia romana, seguindo o conselho da deusa da justiça Minerva, a deusa Juno amamentou o ainda bebê Hércules, que tinha sido abandonado em um campo aberto por sua mãe Alcmene. O leite derramado do seio de Juno se espalhou pelo céu formando a Via Láctea e pequenas gotas caíram na terra, transformando-se nos primeiros lírios. Alquimistas medievais utilizavam essas flores na fabricação de perfumes e unguentos secretos, utilizados na defumação de recintos, preparando-os para a realização de rituais místicos.
Perguntas e Respostas:
Natan : Palas Atenas qual a flor que me representa ?
Palas Atenas : O Lírio branco, pois representa a pureza , e o amor incondicional.
Fé e devoção
Já no século XVII da era cristã, os lírios eram utilizados na decoração de igrejas para homenagear a Virgem Maria, simbolizando virgindade, pureza e santidade. Nesse caso, das flores eram retirados seus estames e pistilos, os órgãos masculinos e femininos dessa espécie, para tornar as flores verdadeiramente “virgens”. Até os dias de hoje, o lírio possui esse simbolismo, e é ainda bastante utilizado em buquês de noivas, na decoração de cerimônias de casamentos e festas religiosas em geral.
O lírio é visto como uma for sagrada, mencionada em livros sagrados como a Bíblia. É célebre o trecho do evangelho de Mateus em que Jesus declama durante o Sermão da Montanha: “Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles”.
Os Lírios são flores belíssimas que encantam especialmente por sua beleza, candura e por seu perfume. Considerados como fortes candidatos a rainha das flores, os lírios são muito utilizados na ornamentação de diversos ambientes, inclusive de casamentos. Na Grécia Antiga as noivas utilizavam lírios brancos para adornar seus cabelos e vestido, já na China, sonhar com Lírios significava casamento próximo.
Na antiguidade os lírios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, e as flores foram usadas como oferendas para apaziguar os deuses. Os Lírios já eram cultivados a mais de 3000 anos. Os lírios podem ser vistos em pinturas pelas paredes dos palácios da Grécia antiga, no período em que eram flores dedicadas à deusa Hera. A França optou pelo lírio, para o símbolo da sua monarquia. No Feng Shui os lírios representam o verão e a abundância, e para os chineses, o lírio significa “Amor eterno”.
A sua forma alongada e elegante é composta por seis pétalas que se reúnem num hexagrama, simbolizando, também, os níveis superiores da inteligência.
Resumindo, podemos dizer que as Flores de Lírio representam: casamento, pureza, inocência, majestade, doçura, paz, saudade, proteção, nobreza…