Nessa existência foram muitas lições com valiosos aprendizados, resgatados das ligações profundas com os costumes nômades , justificando na vida errante o desfrutar da liberdade para fazer moradia, nos distantes lugares , mas sempre onde o coração se aconchegasse . E, nessa rotina cigana viajando por tantos países, ao longo dos tempos, se tornou impossível, acolher uma única Nação como pátria nossa.
Com essa alegria na alma contemplei lugares incríveis, vivenciei experiências únicas, despertadas por fortes paixões e embaladas pelos ritmos quentes da música cigana. Como nossa jornada seguiu o curso natural e pré determinado pelo Universo , despertei em certo momento para outros sentimentos e avaliei sobre a verdadeira razão de estar naquele momento com aquela roupagem , me conscientizando das responsabilidades assumidas pela alma , fato esse, sempre profetizado pela sábia e amada Zorya como traçadas nas linhas das mãos do meu destino.
E após , longa reflexão sobre o compromisso assumido, comecei a ter participação efetiva junto as rotinas da tribo , enxergando além dos olhos físicos, identificando as necessidades e as dificuldades desses Irmãos. E, com essa nova visão e com imenso carinho tento traduzir um pouco sobre esse povo encantador, que não foi marcado somente por alegrias e dentro do possível, desejo desmistificar a imagem negativa atribuída a eles como oportunistas e ou outros adjetivos, em consequência dos hábitos divergentes da sociedade que ao longo do tempo, destacaram ainda mais essas diferenças. Quando nos libertarmos dos julgamentos, preconceitos, simplesmente reconhecemos que são pessoas simples, amorosas, vivendo unicamente com seus costumes e dentro da união grupal, preservados por crenças e hábitos nômades transmitidos por seus ancestrais.
Inegavelmente foram caracterizados por muitas facetas , mas a simpatia, alegria, cordialidade, se destacaram por suas posturas peculiares , permitindo resistirem bravamente aos percalços da jornada, atribuídos por frágeis acolhidas, geradas por medos, desconfianças e até casos mais complexos com forte hostilidade moral, fatos estes que jamais romperam com seus costumes e formas de viverem.
No entanto , devido a cultura ancestral também desenvolveram o seu lado místico através da música e na exuberante dança flamenca, tornando- se um marco em suas reuniões, em acampamentos alegres e coloridos, continuando ainda hoje, a tônica para a alegria , evidenciada nas festividades de cultura cigana. Muito se evoluiu desde então , mas ainda hoje , são tratados com reservas e restrições, acreditando se tratar de pessoas com hábitos estranhos e de comportamentos instáveis.
Esse relato, me remeteu a doces lembranças de outrora, despertando puras emoções , sentindo o sangue aquecer as veias , pela emoção dos amores compartilhados em relacionamentos verdadeiros e felizes.
Lembro também, do trabalho vivenciado como curador, visto a facilidade adquirida no convívio diário, promovendo uma maior compreensão dos mistérios dos sentimentos e comportamentos simples desse povo , resgatando a essência da auto cura, através dos rituais nas fontes de águas cristalinas, permitindo lavar as feridas da vida e purificando as dores da alma, visto terem aceitado a espiritualidade com forte devoção.
E foi nessa existência também, que senti o peso da descriminação na pele e assim deixo nesse relato, o meu entendimento sobre a relevância do amor e do respeito, como base de sustentação para a plenitude da alma , mas reservado o direto a cada pessoa a sua reflexão, quanto a importância desses sentimentos como fonte de ligação harmônica entre todos os Seres , independente das diferenças que serão resgatadas, um dia, neste infinito Universo de luz.
E assim, contínuo minha jornada de amor junto aos trabalhadores das esferas sagradas, com continuas ações nos planos terrenos, contribuindo para a transmutação das formas pensamentos negativos e ações agressivas , sejam por Crenças Religiosas , Etnias, Classes Sociais, Escolhas de Vida , Opção Sexual, ou simplesmente por não se enquadrarem nos valores preferenciais de cada pessoa . A compreensão para praticar o amor universal como conduta única , se torna quesito primordial para o resgate da cura , e assim, alimentar a alma diariamente com sentimentos amorosos e fraternos, superando os revés dos tempos e dos sofrimentos infligidos , conquistando um cotidiano mais ameno.
Diante dos fatos expostos, acredito que somente condutas Cristicas conseguirão a União e a Igualdade entre todos , tornando- se poderosos vínculos sagrados como pontes de luz entre NÓS IRMÃOS , nos tornando canais únicos para o amor divino e abrindo imensos portais para toda transição do planeta junto a fonte eterna.
Sou o cigano Juan/Ruan , manifestando também gratidão por representar, uma dessas doces faces da alma, enredando mais fios nesse destino, compondo a minha história, para em determinado momento ser concluída, a grade da vida , revelando o momento da unificação de todas as multi faces na mesma Alma.
Juan /Ruan
Filho do Vento
Fonte Primária Natan Araújo.